Informações sobre o atendimento pelo número 188

Em setembro de 2015 iniciamos o atendimento pelo número 188, primeiro número sem custo de ligação para prevenção do suicídio que, neste primeiro momento, só funcionava no estado do Rio Grande do Sul.

Após a assinatura do termo de cooperação técnica entre o Centro de Valorização da Vida e o Ministério da Saúde, a Anatel publicou o ato de autorização nº 9.623, estabelecendo que a partir de 30 de setembro de 2017 o funcionamento do número 188 iniciará a ampliação da área de cobertura para boa parte do todo território nacional por fases, como apresentado no mapa e tabela abaixo.

O ato também prevê que, a partir da segunda quinzena de dezembro de 2017, as cidades que hoje possuem o número 141 para atendimento do CVV passarão a utilizar o número 188 em suas localidades.

Atualmente 22 estados do Brasil mais o Distrito Federal  já são contemplados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Espirito Santo, Goias, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Sergipe e o Distrito Federal.

Até 30 de junho de 2018 todo o território nacional poderá contar com o atendimento do número 188.

As ligações para o CVV através do número 188 são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular, provenientes de qualquer cidade do estado contemplado, a partir das datas estabelecidas.

 

 

 

...