Conheça mais

O suicídio é considerado um problema de saúde pública. No Brasil, são cerca de 14 mil casos por ano, uma média de 38 suicídios por dia. Para cada suicídio, estima-se que 25 pessoas façam uma tentativa e muitas mais pensam seriamente nele.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 700 mil pessoas morrem por ano devido ao suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes registradas.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio aparece como a quarta causa de morte mais recorrente, atrás de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.

Trata-se de um problema que se pode prevenir em boa parte das vezes e esse é um dos maiores esforços do CVV. O estudo e a discussão do tema são as formas mais eficientes de se promover a prevenção, pois esta só é possível quando a população, os profissionais da saúde, os jornalistas e governantes têm informações suficientes para conduzir as medidas adequadas e ao seu alcance nessa frente.

O CVV assumiu como tarefa, desde a sua criação, estimular essa discussão. Reunimos aqui textos, estudos e discussões a respeito do tema. Queremos a sua colaboração, seja você um pesquisador, profissional da saúde, educador, pessoa impactada diretamente ou, simplesmente, um interessado pela vida humana.

Materiais multimídia para prevenção do suicídio

Acessar

Cartilha Falando Abertamente sobre o Suicídio

Acessar

Boletins epidemiológicos e outros materiais

  • Boletim Epidemiológico 2021 (Mortalidade por suicídio e notificações de lesões autoprovocadas no Brasil, Ministério da Saúde): Download
  • Boletim Epidemiológico 2017 (Perfil epidemiológico das tentativas e óbitos por suicídio no Brasil e a rede de atenção à saúde, Ministério da Saúde): Download
  • Prevenção do Suicídio: Manual à imprensa (elaborado pelo Ministério da Saúde): Download
  • Prevenção do Suicídio: Manual dirigido a profissionais das equipes de saúde mental (elaborada pelo Mistério da Saúde e OPAS – Organização Pan-Americana da Saúde): Download
  • Prevenção Suicídio: Manual dirigido ao público em geral (elaborado pelo Ministério da Saúde): Download
  • Suicide in the world: Global Health Estimates (elaborado pela Organização Mundial da Saúde): Download
  • Guia para Facilitadores de Grupos de Apoio (Elaborado pelo CVV e Profissionais da área da saúde mental): Download
  • Guia para Pais e Educadores (Elaborado pelo CVV e Profissionais da área de saúde mental): Download


Início