Um novo tempo

Data30/12/2020 CategoriaBem-estar

Este ano fomos desafiados a entender e conviver com o tempo de um jeito diferente. O tempo que conhecíamos como contagem, horas, dias, semanas, meses, foi transformado pelo tempo ligado à atenção, presença ou ausência.

Tivemos que aprender e experimentar também sobre distância, proximidade e afastamento. Fomos convidados a refletir sobre o que é importante, relevante e necessário, o que realmente é essencial para nossas vidas.

Foram muitos meses diferentes do que tínhamos aprendido como normalidade de trabalho, convivência e relacionamentos.

Ao final de um ano, normalmente fazemos o balanço do que nos aconteceu já pensando em planejar o próximo ciclo, o novo ano. As avaliações serão diversas para cada um de nós em 2020. Alguns dirão que foi um ótimo ano, cheio de possibilidades, outros que o ano foi ruim, com muitas perdas, outro que conseguiram se reinventar e sobreviver com saúde e esperança.

Talvez boa parte diga que foi um ano de aprendizado, pois tivemos que aprender muitas coisas novas em nosso cotidiano. Nossos conceitos de higiene, saúde, home office, filhos em casa, conviver com família, ver menos amigos, cozinhar, estudar, ter mais disciplina, para citar alguns exemplos, passaram por transformações neste novo tempo.

Os valores que damos para algumas situações e relacionamentos tiveram que ser revistos de alguma forma. E o tempo, este nosso companheiro de jornada, foi quem ganhou uma série de novos significados, dimensões e valores. Para cada um de nós, único, próprio e diferente, sentimentos que ainda não tínhamos nos dado conta.

Neste novo tempo, com os valores tão diversos, que possamos, apesar de todas as dificuldades, alimentar nossa esperança de que tempos melhores estão por vir!

Ótimo 2021 para nós!

Adriana

Araraquara (SP)

Se precisar conversar ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br/23

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início