Suicídio e desespero na corrida ao Oscar

Data16/02/2018 CategoriaCVV

Suicídio, depressão, luto e violência são os ingredientes para “Três anúncios para um crime”, que concorre ao Oscar 2018 em sete categorias, inclusive melhor filme [Este texto pode conter spoilers]. Após o assassinato da filha, “estuprada enquanto morria”, a personagem Mildred Hayes resolve cobrar do delegado da cidade, Bill Willoughby, ação e, sobretudo, solução para o crime. A partir daí, por quase duas horas, pode-se assistir a uma mescla de culpa, raiva, ódio, dor, indignação, frustração e vingança, com pitadas de sarcasmo, uma cadeia de sentimentos que pouco a pouco vão envolvendo as personagens.

Entre os “Três anúncios..,”, na realidade três outdoors, está o endereçado ao delegado: “Como é que é, delegado Willoughby?”. Enquanto se vê pressionado por desvendar o crime ocorrido há sete meses, ele vive um drama pessoal com uma doença terminal, até que se suicida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, casos do gênero são fatores de risco para o suicídio. Em geral, no início do diagnóstico e, no caso de câncer, quando o paciente está em quimioterapia. Outras doenças crônicas, tais como esclerose múltipla, cerebrovasculares ou neurovasculares, renais e sexuais, por exemplo, também têm possível associação com risco aumentado de suicídio.

Segundo estudiosos, é comum que pessoas, em fase final da doença, peçam para morrer. Entre as possíveis causas, são apontadas dores consideradas intoleráveis, tanto físicas quanto emocionais, depressão, abandono da família e até mesmo o fato de se acharem sobrecarga justamente para os mais queridos. A desesperança é transformada em desespero avassalador, com o suicídio quase sempre visto como forma de tentar escapar do sofrimento.

De acordo com as organizações de saúde, são fundamentais os apoios médico e psicológico. Permitir que livremente se fale sobre preocupações e sentimentos, sejam eles quais forem. E é desta rede de apoio que o CVV participa. Se você quiser conhecer um pouco mais, basta acessar cvv.org.br.

Leila

Voluntária Brasília – DF

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início