Sobre derrotas e vitórias

Data19/06/2018 CategoriaCVV

Lidar com o fracasso nem sempre é fácil, muito pelo contrário. Investir tempo e energia em algo que não leve ao resultado esperado pode provocar frustração e decepção. A derrota de agora, no entanto, pode se transformar no sucesso, na vitória de amanhã, e vice-versa. Em época de Copa do Mundo, sucesso e fracasso, vitória e derrota fazem parte da rotina diária, tanto de atletas, quanto de torcedores e até dos não torcedores, aqueles que se incomodam com tamanha mobilização pelo futebol.

Os exemplos que serão vistos até 15 de julho, data em que será conhecido o time campeão pelos próximos quatro anos, são do esporte preferido dos brasileiros, mas poderiam ser aplicados a diferentes situações. Os favoritos nem sempre ganham, como mostraram várias das seleções vistas como tal. Espanha, Alemanha, Argentina e Brasil não obtiveram o resultado esperado na rodada inicial da primeira fase do campeonato mundial.

A Itália, tetracampeã mundial, nem chegou à disputa. Aliás, a Azurra conhece bem os reveses. Em 2010, na África do Sul, era uma das apostas após ter conquistado o título em 2006, mas deu adeus ao torneio sem nenhuma vitória. Em 2014, foi a vez de também a então campeã, a Espanha, cair logo na primeira fase.

Aceitar as adversidades como parte da vida de qualquer um faz parte do processo de se reinventar para buscar um novo caminho. O caminho é natural, apesar de muitas vezes ser desmotivador para alguns. Encarar novos desafios, desenvolver outras habilidades, libertar-se da necessidade de aprovação, fazer uma análise para transformar o  fracasso em aprendizado e degrau para o sucesso podem ser alguns dos caminhos.

Mas talvez a chave esteja no sentir intensamente a emoção vivida, seja ela de sucesso ou fracasso. Compreender-se pode levar ao resultado esperado e também ao reconhecimento do que de fato se queria. Não se apegar à situação e perceber que muitas vezes ela poderia ser pior estão entre as sugestões oferecidas pelos especialistas, algo como o empate é melhor do que o 7 a 1.

Leila – CVV Brasília

*** Precisando conversar acesse www.cvv.org.br/23

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início