Pandemia e impacto no ambiente de trabalho

Data28/09/2020 CategoriaOutros

A pandemia do novo coronavírus provocou alterações nas interações e na forma de trabalho nas empresas. Em pouquíssimo tempo, setores foram esvaziados e o trabalho remoto passou a fazer parte da realidade. No momento em que os empregados passaram a exercer as atividades em casa, a preocupação com a saúde aumentou. Esses foram algumas das questões debatidas durante o X Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio, promovido pelo CVV, que teve como foco o impacto da saúde emocional e mental durante a pandemia.

A comunicação, as atividades tradicionais da empresa e a empatia foram transportadas para a casa do colaborador, lembrou a psicóloga Rita Hayashi, executiva de RH na martkdata do Grupo WPP Recursos Humanos, que participou do debate. Na avaliação dela, tornou-se importante abrir espaços para conversas, sejam informais, no momento de interação em reuniões, e oferecer dicas úteis para a saúde emocional. Outro ponto a ser reforçado é a importância da relação familiar, com a sugestão de tornar a hora do café um momento especial com a família.

Entre as ações a serem desenvolvidas pelas empresas, estão, por exemplo, deixar o ambiente aberto para a conversa e o desabafo, promover atividades que tragam sentimento de pertencimento ao funcionário e estimular exercícios e atividades laborais para todos. Por outro lado, é necessário reestabelecer um ambiente físico na empresa para os que não tenham condições mínimas para o trabalho remoto. Saber como o funcionário está se sentindo é essencial, disse Rita.

A importância de gerar ações para o cuidado da saúde mental do colaborador não está somente na transformação do trabalho, opina Ana Célia Gonzales, gerente de desenvolvimento de pessoas da Seguradora Unimed, que também participou do seminário. O cuidado com a covid, o luto pela perda de alguém importante e a preocupação em gerenciar a casa, neste momento em que parte da casa é também local de trabalho, são pontos que merecem especial atenção. A empresa tem promovido um momento de interação que, segundo ela, está fazendo sucesso. Chamada Toque de Serenidade, uma roda de conversa é feita junto com psicólogos a partir de temas levados pelo grupo.

Jader

Uruguaiana/RS

Assista ao evento em nosso canal do YouTube (clique aqui)

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início