Saúde emocional dos idosos em isolamento social

Data22/10/2020 CategoriaSaúde emocional

Além de ser a população mais vulnerável à Covid-19, os idosos, em muitos casos, vivem sozinhos e assim ficaram por semanas. Com esta preocupação, iniciou-se o debate “Saúde emocional dos idosos em isolamento social”, no X Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio, promovido em agosto, pelo CVV. Participaram da conversa Renato Veras, Médico gerontólogo e fundador da Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI) da UERJ, Karla Giacomin, geriatra e consultora da OMS para envelhecimento e políticas públicas, e Alexandre Kalache, médico e presidente do International Longevity Center. O mediador foi Antônio Carlos, voluntário do CVV.

A possibilidade de intensificação da solidão já vivida por muitos idosos foi o tema central da mesa. A Covid-19 trouxe para o radar da sociedade um isolamento que já existia antes em instituições de longa permanência deste grupo, que, por serem considerados de risco, tiveram suas visitas e convivências ainda mais restritas, aumentando angústias de cuidadores e familiares.

Karla Giacomin mencionou que a pandemia trouxe à luz as diferenças, a heterogeneidade de situações econômicas e sociais em que vivemos no país, que se repete em toda a população e não é diferente entre os idosos. Muitos têm boas aposentadorias e fontes de renda e outros lutam para sobreviver e ajudam a família a garantir o mínimo necessário.

Alexandre Kalache nos lembra que veio à tona ainda o idadismo, preconceito com pessoas idosas, que já existia por vários motivos, entre eles a visão social de que a juventude é mais valorizada. Pouco se lembra, neste momento, que quem sobrevive a crises é quem tem a experiência de contar como foi, de poder abraçar, acolher e dar esperança para quem está chegando, crescendo e se desenvolvendo, papel que poderia ser atribuído aos mais velhos, se esta sabedoria fosse reconhecida.

Políticas públicas

Colocar a velhice e o suicídio nesta fase da vida em pauta é algo necessário e que devemos tratar com responsabilidade criando e incentivando cada vez mais redes de apoio. Os temas envelhecimento e saúde podem ajudar em ações globais, nacionais estaduais e municipais, que deveriam estar conectadas para oferecer diretrizes de cuidados gerais de saúde coletiva, com perspectivas de solução sabendo e considerando os recursos possíveis em cada localidade.

Renato Veras comentou que com o objetivo de integrar, apoiar e socializar os idosos, a UNATI oferece um espaço de inserção na comunidade, possibilitando ao idoso aprofundar conhecimentos em áreas de seu interesse e trocar experiências com os jovens por meio de oficinas, palestras e disciplinas dos cursos de graduação oferecidas semestralmente, além de estimular o encontro, a troca a o acolhimento.

Os especialistas participantes desta mesa deixam ainda como mensagem que é necessário construir ferramentas e possibilidades de espaço de fala, de interação e integração, diminuindo solidão, tristeza e isolamento. A ideia é que seja estimulado o reconhecimento de todos como pessoa, diminuindo assim um grave problema na sociedade atual: a desigualdade e a exclusão social.

Empatia, solidariedade e aprendizado deveriam ser o foco de reflexão e ponto convergente neste momento e após a pandemia e cuidar uns dos outros, especialmente dos grupos mais vulneráveis, deve ser responsabilidade de todos.

Para assistir o conteúdo completo acesse o canal CVVOficial, no Youtube:

Adriana – Araraquara-SP

**Precisando conversar ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br/23

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início