Saudade é palavra múltipla

Data30/01/2020 CategoriaAutoconhecimento

Muitos dizem quem não a sentem, outros afirmam que ela é boa companheira e há os que sofrem por conta deste sentimento cuja palavra os brasileiros apresentaram para o mundo. A maioria de nós associa a saudade a coisas boas, à nossa memória afetiva, nossas experiências e bons momentos que tivemos. Sentir falta, conviver com a ausência e lembrar bons momentos, épocas, pessoas, lugares, sensações e situações podem nos remeter à saudade.

Lembrar daquele abraço, olhar, cheiro, sabor ou sensação que, em determinado momento da vida, nos marcaram de alguma forma, permitindo que depois pudéssemos voltar a ele e ter uma sensação boa com aquela lembrança emocional.

O Dia da Saudade é comemorado no Brasil em 30 de janeiro. O termo saudade vem do latim solitas, cujo significado é solidão. A saudade tem um valor, um significado para cada um. Diz muito de nós, de como enxergamos a vida e do valor que damos aos acontecimentos que vivenciamos, por isto sentir a saudade não é igual para todo mundo.

A palavra tem sido usada para várias situações e por vários poetas, compositores que tentam em suas obras dar significado a este sentimento que acompanha cada um de maneira e intensidades diferentes, mas com muito significado e importância.

Falar sobre a saudade que sentimos nem sempre é fácil, mas pode ajudar a lembrar os bons momentos que aconteceram. O poeta Fernando Pessoa nos fala sobre saudade em seu poema com o mesmo nome: “Eu amo tudo o que foi, Tudo o que já não é, A dor que já não me dói, A antiga e errônea fé, O ontem que a dor deixou, O que deixou alegria, Só porque foi e voou, E hoje é já outro dia.”

Adriana
CVV Araraquara

***Precisando conversar ligue 188, gratuitamente 24 horas, ou acesse www.cvv.org.br/23

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início