Refletindo a Gentileza

Data13/11/2019 CategoriaComportamento

Em 13 de novembro, Dia Mundial da Gentileza, data comemorativa para refletir sobre as atitudes geradoras de relações humanas e como lidamos com outro e o meio em que vivemos. Pensar o sentido e abrangência da gentileza nos traz a reflexão de como tem sido a minha gentileza. De que maneira expresso e o quanto essa postura faz parte do parte do nosso cotidiano.

Essas indagações podem nos alertar para o impacto que nossas atitudes diárias trazem de alguma forma ao mundo e na convivência em sociedade.

Cada pessoa pode escolher as diversas formas de agir com gentileza perante a vida e expressar atos gentis no abraço, no sorriso, no bom dia acolhedor, ajudar alguém na rua, no bolo ofertado, no compartilhar o lanche, no elogiar, no pedir desculpa por dano causado, na escuta respeitosa, na comunicação compreensiva ou no cuidado e no servir a necessidade que se apresenta.

Entendendo a gentileza como uma atitude, uma forma de agir, uma maneira de interação e a maneira como nos relacionamos com o mundo, comportamento que reflete no agir gentilmente com os filhos, com os amigos, no trânsito, com o desconhecido, com a natureza, com os animais e consigo mesmo.

Pode ser contagiante, quem recebe ato gentil ser impulsionado também a oferecer sua gentileza, desenvolvendo uma cadeia de atitudes e delicadezas no dia a dia que podem impactar a comunidade familiar, escolar, do trabalho, na vizinhança e na sociedade.

Todas as vezes que atitudes e comportamento afetam os indivíduos, o meio e a sociedade, o conceito de responsabilidade social se acende e a interconexão direta se faz, uma vez que o compromisso de contribuir para o bem comum do planeta de forma sustentável está interligada.

A ideia de instituir essa data para celebração surgiu em uma conferência em Tóquio em 1996, tendo a intenção de difundir e estimular as pessoas construir um mundo mais gentil. Em 2000 o movimento mundial foi oficializado. Assim o dia se propõe ao resgate para convivência saudável que por vezes, a pressa da rotina e atividades habituais nos envolve e pode provocar distância de nós mesmo e da interação humana e sustentável.

A gentileza está mais associada a um jeito de ser, uma escolha de vida, abertura para o processo de se reconhecer em outro ser humano, para além de um gesto de educação e sim de autoresponsabilidade com o modo de me relacionar comigo mesmo, com as pessoas e com mundo.

Que a celebração desta data nos seja convite contínuo e contagiante a vivenciar e proporcionar ao nosso redor os gestos de gentileza e mudanças que desejamos ver difundida.

Neylane – CVV Natal – RN

Precisando conversar ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br/23

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início