Quer ser voluntário?

Data04/05/2018 CategoriaCVV

O brasileiro tem em seu DNA o auxílio ao próximo, a vontade de ajudar. Na tragédia que deixou mais de 400 pessoas desabrigadas em São Paulo, em função de um incêndio que colocou abaixo um prédio inteiro, dezenas de brasileiros arregaçaram as mangas e foram auxiliar como puderam, com conversa, roupas, mantimentos ou simplesmente atenção àqueles que passam por momentos de intensa fragilidade e necessidade. A mobilização com trabalho voluntário é vista em cada canto do país. Que o diga o IBGE, que divulgou em abril os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad 2016-2017) que comprovam a mobilização neste verdadeiro mutirão da cidadania. Em 2017, 7,4 milhões de brasileiros realizaram trabalhos voluntários, o equivalente a 4,4% dos que têm mais de 14 anos. O contingente foi 12,9% superior em relação ao ano anterior.

O voluntariado no Brasil não é recente. Desde o século XVI, com o modelo trazido de Portugal  e visto em instituições ligadas à saúde; passando pela década de 30, com o fortalecimento de grupos como os dos escoteiros e da Cruz Vermelha; até os anos 90, quando a atividade tomou tal proporção que ganhou legislação própria (Lei nº 9.608/98), escolas, asilos,  congregações religiosas e ongs, entre outros, têm sido ocupados por essa força de trabalho no bem. A maioria com dedicação de seis a sete horas semanais.

Nesta rede de solidariedade brasileira está o CVV, que desde sua fundação, em 1962, atua exclusivamente com voluntários. Hoje, somos cerca de 2.400 em todo o Brasil, com a oferta de apoio emocional gratuita por telefone, chat, e-mail e skype nas 24 horas do dia e nos 365 dias do ano. O trabalho, que tem entre suas frentes a prevenção ao suicídio, recebe cada dia mais ligações, em função da gratuidade da ligação telefônica conquistada por meio de convênio com o Ministério da Saúde, que garantiu ao número 188 o caráter de urgência e emergência.

Fica, então, o convite para quem sentir vontade de atuar conosco. Para ser voluntário do CVV é necessário ter mais de 18 anos, dispor de pelo menos quatro horas semanais e participar de um curso em um de nossos postos de atendimento ou virtualmente. A  inscrição é gratuita e pode ser feita em nosso site https://cvv.org.br/voluntario/.

E se você quiser conhecer alguns de nossos voluntários, que ofereceram depoimentos para convidar mais pessoas a  se juntarem a este movimento de valorização da vida e prevenção de suicídio, veja em nosso canal https://www.youtube.com/user/CVVdivulgacao/videos.

Eixo Comunicação CVV

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início