Prevenção para todos!

Data19/04/2021 CategoriaAceitação

19 de abril é o Dia do Índio. A data é um convite à reflexão sobre a importância e o reconhecimento da identidade dessa população. O alto índice de suicídios entre os povos indígenas é um dos pontos que não passam despercebidos pelos olhares mais atentos de quem convive e estuda este assunto.

Segundo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde (Volume 48 N° 30 – 2017), entre 2011 e 2016, o suicídio na população indígena adolescente (10 a 19 anos) teve índice oito vezes maior que o observado entre brancos e negros (5,7% em cada) nessa mesma faixa etária. De modo geral, a taxa de mortalidade foi de 15 por cem mil habitantes, quando a média é 5 suicídios por cem mil.
Quando uma pessoa coloca fim a sua própria vida, seja ela indígena ou não, independentemente de etnia, gênero, sexo, religião ou classe social, o impacto causado é enorme para todos os seus familiares, amigos e comunidade.

É comum buscar motivos que deem sentido à perda da vida e que possam servir de consolo para os que estão enlutados. Porém, o suicídio não acontece por uma causa só, ocorre por um conjunto de fatores, tem uma história de vida envolvida.

Em relação aos povos indígenas, é possível elencar fatores sociais e ambientais, como a falta da terra que seu povo vivia, do contato com a floresta e agricultura, e do lazer e tradições culturais que garantem a sua identidade. A Organização Mundial da Saúde destaca ainda conflitos interpessoais, abuso de substâncias e transtornos mentais.

A solução para diminuirmos a perda de vidas é a prevenção. Não é rápida, nem simples, pois passa por um processo de constante aperfeiçoamento individual e social, pela diminuição de preconceitos e pelo aumento de respeito e aceitação das diferenças que esta parcela da população tem como característica.

A busca, entre quaisquer que sejam os povos, etnias, grupos sociais, é pela redução do sofrimento emocional das pessoas.

No caso dos indígenas, segundo os estudiosos, soma-se a necessidade de redução do preconceito sobre a cultura e tradições, assim como o incentivo e oferta de apoio de todos os setores sociais.
Sempre que a dor parece insuportável, o ideal é buscar ajuda. Todos nós precisamos de apoio em algum momento da vida.

O CVV oferece apoio emocional pelo telefone 188, chat e e-mail em www.cvv.org.br/23

 

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início