Onde está seu coração?

Data28/08/2021 CategoriaOutros

Buscar o bem comum genuinamente, encontrar satisfação no servir e superar qualquer interesse pessoal são as características que definem o voluntário, segundo a professora e filósofa Lúcia Helena Galvão, em palestra aos voluntários do CVV.

Muitas vezes, as motivações para alguém buscar o trabalho voluntário são egoístas, ainda que a pessoa não perceba. Saldar dívidas de erros anteriores, acumular créditos para uma vida pós-morte ou buscar reconhecimento são algumas delas. “O desafio é sair do aprisionamento dos próprios interesses, enquanto houver interesse egoísta, haverá uma sombra”, diz a professora.

Para Lúcia Helena, a intenção empregada na ação importa, e muito. Ela cita Kant para defender que, se a intenção é perfeita, a boa vontade é boa em si, pois, com o tempo, a pessoa vai corrigindo seus erros e agindo de modo ético e colaborativo com a sociedade.

A partir das boas intenções, que seriam decorrentes da vontade, o amor e a ação formariam o tripé do voluntariado. O maior prêmio do voluntário que superou seus interesses seria o servir, de modo que o voluntariado seria um prêmio em si mesmo. “O maior prêmio de quem ama é amar”, ensina.

Neste Dia Nacional do Voluntariado, além de agradecer a todos aqueles que oferecem seu trabalho à comunidade, convidamos-lhe a refletir sobre sua real vontade e interesses, sobre onde está seu coração na execução de seu serviço.

Luiza – Belém/PA

Precisando conversar, Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br/23

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início