O riso e a alegria

Data24/02/2020 CategoriaAutoconhecimento

“Quanto riso, oh, quanta alegria”… a conhecida marchinha de Zé Keti é o retrato do imaginário popular quando se trata de carnaval. Colorido, brincalhão, descontraído, irreverente, debochado… são muitos os adjetivos para se referir aos quatro dias que fazem parte da identidade nacional. Mas será que é mesmo um tempo de riso e de alegria autênticos?

Pesquisa feita nos Estados Unidos assegura que o riso nem sempre traduz o que vai dentro de cada um. Uma em cada cinco das 20 risadas que um adulto dá, em média, por dia, tem base humorística, assegurou o psicólogo Robert Provine, que coordenou o estudo.

Segundo ele, a maior parte desses risos mudos e das risadas discretas transmite mensagens como concordância e simpatia, expressam empatia e identificação ou disfarçam agressividade, irritação ou tédio. Outro dado interessante é o de que as pessoas riem 30 vezes mais quando estão acompanhadas.

A ideia de que “rir é o melhor remédio” é confirmada. As atribuições positivas e terapêuticas são reconhecidas, assim como o fortalecimento do sistema imunológico no combate a infecções e as propriedades analgésicas. Quem nunca se contagiou com uma sonora gargalhada?

Mas o professor de neurociências da Universidade de Maryland pondera que o riso ocorre por prazer, felicidade, brincadeira, mas também por situações sociais, como forma de atenuar a hostilidade e a agressão e até de se desculpar.

Ao relaxar a musculatura e deixar o rosto se iluminar, o outro acaba sendo desarmado e cria-se uma conexão, seja ela por simpatia ou empatia. Os adeptos da terapia do riso lembram que o corpo todo fica relaxado por até 45 minutos depois, o sistema imunológico é integralmente estimulado e as endorfinas são liberadas.

A ligação com a saúde mental é direta. Naquele momento, a angústia perde lugar, assim como a ansiedade e a irritação. Quando a pessoa está triste, o caminho para chegar ao humor e ao riso torna-se mais longo. Mas é possível, sobretudo com a ajuda de quem está por perto. E se você quiser compartilhar este e outros sentimentos conosco, basta ligar 188. Estaremos funcionando normalmente durante todo o feriado.

Leila – CVV Brsilia – DF

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início