O que podemos dispensar?

Data23/07/2020 CategoriaComportamento

Dependência, interdependência e independência… três palavras parecidas, mas ao mesmo tempo tão diferentes… O que será que é melhor ou pior? Depender de algo ou alguém? Ser independente, ou seja, livre de dependências? Ou sermos interdependentes uns dos outros?

Por definição, dependência é não saber se desligar de algo, de um hábito e até de uma pessoa. Independência é o oposto, é conseguir ser totalmente livre de algo ou alguém sem sentir nenhuma falta, sem aquilo ou aquela pessoa nos influenciar. Já a interdependência é uma forma de dependência, porém, mútua, ou seja, ao mesmo tempo que alguém depende de uma outra pessoa, esta outra pessoa também depende dela. O conceito de interdependência também é usado para ideias, sistemas e objetos que estão conectados entre si em relação de dependência.

Nesse momento em que muitos de nós estamos vivendo o chamado distanciamento social e físico, questões como do que dependemos, de quem dependemos e o que podemos dispensar ou, ainda, por quanto tempo podemos dispensar, são perguntas que podemos nos fazer diariamente e, muitas vezes, em diversos momentos durante o dia. Quanto tempo conseguimos ficar sem um abraço? Somos dependentes de internet? Dependemos daquela pessoa para nos sentirmos bem? Essa pessoa depende de nós? Somos interdependentes para ambos nos sentirmos bem, mais equilibrados?

Comportamentos de dependência, interdependência e independência envolvem questões como o quanto algo ou alguém são importantes para manutenção de nossa saúde física e mental ou o estado em que queremos estar ou o que buscamos atingir. O nível de dependência, independência ou interdependência influenciam nossas ações e atividades do dia-a-dia.

Frequentemente só nos damos conta do quanto dependemos quando perdemos. O fato de sermos privados de algo ou de alguém do qual dependemos pode ter diversas consequências… Podemos desenvolver o que chamamos de sintomas da abstinência. Os sintomas de abstinência se manifestam não apenas referentes à falta de drogas ou álcool no nosso corpo, mas também quando sentimos falta de pessoas ou de algo mais abstrato, como nossa liberdade de ir e vir para onde queremos. Nesses momentos, podemos desenvolver ansiedade, irritabilidade, insônia, oscilações de humor e até mesmo depressão e ataques de pânicos.

É importante que qualquer assunto que incomoda tenha espaço e possibilidade para ser conversado sem julgamentos e com escuta amorosa. É importante procurar ajuda e sempre conversar sobre nossas angústias. Precisando conversar, ligue para o 188 ou acesse www.cvv.org.br/23

Viviane
CVV Belém (PA)

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início