O que plantamos em 2018?

Data31/12/2018 CategoriaAutoconhecimento

Encontrar as sementes desejadas, ou mudas prontas, galhos. Escolher o solo mais adequado, garantir umidade e espaço. Fazer as necessárias podas. Ver florir, colher, adubar, combater as pragas e observar a vida se renovar. As sucessivas etapas do  plantio estão presentes em todas as fases da vida. Dia após dia, as escolhas vão sendo feitas com técnica, como quem segue um manual para ter as plantas mais bonitas, ou de forma intuitiva. No entanto, nem sempre o planejado ocorre. As adversidades podem surgir a todo momento. Ao final de mais um ano, quando o balanço dos 365 últimos dias costuma ser inevitável, vale a pergunta: o que você plantou em 2018? Quais os desejos para o novo ano?

Como num flash, o último ciclo passa de forma muito rápida na mente. Tantos acontecimentos desde o primeiro segundo de janeiro que agora fazem apenas parte das memórias. Queiramos ou não lembrar. Afetos que se foram e outros que chegaram. Novos amores. Expectativas satisfeitas e também frustradas. A partida  de uma pessoa querida. Doença física… ou emocional.  A perda do emprego. A conquista do trabalho tão desejado. Planos e promessas esquecidos.

Na retrospectiva do que foi, a reflexão sobre o o que virá. Quase como numa mágica, as 24 horas de rotação da terra sobre o seu eixo, que ocorre todos os dias, renovam a esperança. O último segundo de 2018 cede espaço para 365 dias de possibilidades. O ritual carrega o poder simbólico de abrir e fechar ciclos. Segundo os especialistas, rituais geram bem estar. A marcação do tempo, que existe desde os primórdios da humanidade, garante uma certa sensação de controle sobre o próprio destino. A promessa do novo, dizem eles, é fundamental para a saúde mental e bem estar.

Mas o que será o “meu” novo em 2019? O que escolherei cultivar? Quais sementes receberão atenção? Em quais plantas vou investir tempo, afeto e dinheiro para que cheguem a 2020 muito melhores do que estão agora? Talvez o único desejo seja estar próximo  do que se plantou. Ver de perto o crescimento, sentir os múltiplos aromas do florescer, aproveitar a sombra, garantir a rega e o adubo.

Mas a capacidade de sonhar é ilimitada, assim como a complexidade do ser humano. Errar e acertar, ser forte, frágil ou inabalável, amar e odiar… comprar briga, lutar, cair e levantar… tudo acontece simultaneamente. E que bom que é assim! Que 2019 seja um ano de muitas e verdadeiras emoções. Em todas, você pode contar com o CVV.

Leila CVV – Brasília –DF

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início