Nem tudo é o que parece ser na virada do ano

Data22/12/2022 CategoriaOutros

É chegado mais um final de ano. Mais comemorações, balanços do que fizemos durante o ano e planos para o próximo. Momento de felicidade para muitos, mas apreensões, arrependimentos, lembranças tristes e angústias para outros.

Em seus mais de 60 anos de experiência, o CVV, instituição que oferece gratuitamente apoio emocional, conhece essa ambiguidade de emoções de milhares de pessoas, cada qual motivada por situações muito próprias e particulares, mas que, de maneira comum, sentem-se solitárias, profundamente tristes e sem esperança.

Os voluntários que atendem nestes feriados de final de ano lembram que, durante a madrugada, são dezenas de ligações, muitas de agradecimento e de desejo de Feliz Natal ou Ano Novo. Mas outras várias pessoas compartilham desesperança, tristeza e angústia.

A mudança no calendário costuma ser um marco, um símbolo de encerramento de ciclo e reinício. Historicamente, o período de Natal e Ano Novo tem muita procura pelos serviços do CVV, disponível 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.
Para a instituição, tão importante quanto oferecer o serviço é conscientizar a população sobre a importância de se prestar atenção aos sentimentos das pessoas mais próximas nesses momentos. Ao nosso redor tudo pode parecer festivo e alegre, mas, internamente, muitas pessoas vivenciam dor e sofrimento que podem ser agravados por essa “obrigação de ser feliz nessa época do ano”.

Demonstrar empatia, respeito e compreensão aos sentimentos e pensamentos e permitir que a pessoa expresse esses sentimentos sem ser julgada, é um dos melhores presentes que se pode oferecer e uma maneira de se começar o ano com o pé direito.

Se precisar conversar ligue 188, gratuitamente 24 horas todos os dias ou acesse www.cvv.org.br para chat ou e-mail.

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início