Liberdade no isolamento

Data12/07/2020 CategoriaAutoconhecimento

“Liberdade, liberdade… abre as asas sobre nós”… Assim diz a música que, ao soar em nossos ouvidos, pode despertar a vontade de sair por aí alçando voos nunca pensados. No momento atual, essa ideia pode nos levar a buscar compreender a máxima que sentencia que “os fatos são amigos”. Amigos? Podemos nos questionar. De que? De quem? O que tem a ver liberdade com distanciamento social?

A liberdade nos leva livre e soltos por aí, enquanto o distanciamento social nos restringe da presença do outro ou de outros. Pode ser voluntária ou determinada e, neste caso, pronto. Ficamos livres da pressão do “não quero” para o “não vou” porque “não posso”. E, como um novo clarão, aparece a isolamento. Sem pestanejar, colocamos lado a lado liberdade e isolamento. Uma, já sabemos, impulsiona ao infinito; o outro, restringe ao ambiente do nosso lar, sem circulação, à proteção da nossa vida e da de outras também.

A reflexão prossegue, e chega a quarentena e, na sequência, o lockdown, paralisação quase total, liberdade para poucos e permitida raríssimas vezes. Neste contexto de pandemia, o vocabulário cotidiano passou a incluir quarentena, distanciamento social, isolamento, lockdown… Independentemente da ordem que se sucedem, todas trazem a vontade, o desejo de liberdade, esta que nos leva e traz, que permite escolhas sem medo, correr sentindo o vento bater no rosto, o bate papo do fim de tarde na praça, no barzinho, na vizinhança…

Se o momento impede, a capacidade de resiliência impregnada em nossa mente e coração nos leva a reinventar o conceito de liberdade. A primeira reinvenção é acolher a nós mesmos, os nossos limites, as angústias, alegrias, solidões e fantasias. Surge diante de nós uma liberdade nova, tímida, mas capaz de preencher o vazio que a de ir e vir nos tirou. É o momento do autocuidado, do estar consigo, do enfrentar a própria história? É fácil? Não. Todos conseguem? Não. Porém, pode ser libertador e garantir aprendizado. Essa descoberta pode nos levar à compreensão de que os fatos são amigos quando sou capaz de me amar como sou.

A liberdade nos permite sonhar, viajar por mundos inimagináveis, construir castelos, amar o improvável e seguir por caminhos desconhecidos. Agora, vivemos momentos de liberdade isolada, onde cada um, no seu tempo, conquista o mais prazeroso dos voos para dentro de si mesmo. Assim, é possível libertar-se mesmo que o mundo inteiro está distanciamento social, isolamento, quarentena e lockdown. Neste voo, pode ser que encontremos um amigo de infância, um familiar, um vizinho, um conhecido virtualmente ou, com distância segura, consigamos bater aquele papo para falar das coisas da vida e da liberdade. E se todos estiverem ocupados ou você não estiver se sentindo à vontade, pode ligar para o CVV. Estamos disponíveis nas 24 horas do dia.

Josiana
CVV Salvador (BA)

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início