Fatias de tempo

Data31/12/2021 CategoriaCVV

“Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança
fazendo-a funcionar no limite da exaustão”.
Mais um ano, uma fatia do tempo se iniciando e é inevitável que por alguns momentos façamos uma avaliação do ano que passou e pensemos no novo ano que virá. Dúvidas e incertezas podem, mesmo que por alguns minutos, serem deixados de lado para que a esperança de vivenciar situações e condições melhores aconteçam.

2021 foi mais um ano em que muitos de nós desafiamos nossa saúde física e emocional com perdas de pessoas queridas, restrições de convívio com muitos e obrigação de convivência com outros. O virtual esteve ainda muito presente e o que pra muitos de nós era futuro, virou rotina, fomos obrigados a conviver de forma intensa com o on-line. Lives, chamadas de vídeo, home office hoje fazem parte do nossa rotina e do nosso vocabulário.

Diminuímos distâncias físicas olhando pelas câmeras, ganhamos o tempo perdido em deslocamentos e, de uma forma ou outra, tivemos que ressignificar o termo presença.
A preocupação com a saúde, em todos os aspectos, ganhou atenção. Fomos vacinados com a esperança de dias melhores, contagiados com a importância de conversarmos com alguém sobre o que sentimos e o que temos vivido nestes anos de pandemia.

Os preconceitos sobre falar, chorar, desabafar, buscar e oferecer ajuda quando estamos precisando foram de alguma forma reduzidos. Vivenciamos situações que nos proporcionaram reflexão e que podem ter possibilitado a tão falada empatia. O tempo do ano fatiado pode nos ajudar, dar limites, permitir planejar e organizar para realizar o que desejamos. Por outro lado, pode nos impor um ritmo, nem sempre favorável, para descobrirmos e conquistarmos o que desejamos.

Em todos os aspectos de nossa vida, como encaramos e vivenciamos o ano, os meses e os dias é o que pode fazer a diferença, Contamos com nossas experiências, valores, sentimentos e sensações acumuladas em todas esta fatias que temos experimentado durante nossa trajetória, e são elas que poderão nos ajudar a dar a doçura ou acidez das próximas fatias que experimentaremos.

Adriana – Araraquara – SP

*Se desejar conversar ligue 188, todos os dias 24 horas ou acesse www.cvv.org.br/23

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início