Escutar sentimentos, uma nova forma de ouvir

Data28/08/2019 CategoriaEmoções

Uma das necessidades básicas dos seres humanos e que jamais deve ser esquecida é a necessidade de ser visto e tratado como pessoa, de ser escutado e compreendido. Diante dessa demanda, uma jovem estudante de medicina da PUC São Paulo, Júlia Santos do Cabo, levou para a universidade a escuta compreensiva, por meio do CVV Comunidade. Voluntários facilitaram o Seminário “A Arte de Ouvir – Escutar sentimentos, uma nova forma de ouvir”. O resultado da parceria  virou um artigo escrito pela estudante, que foi publicado no periódico europeu The European Sting, que busca divulgar naquele continente o que está acontecendo no mundo, mas que é pouco propagado.

As premissas mencionadas no artigo são as mesmas da Proposta de Vida do CVV: acolher, aceitar, não julgar, compreender, respeitar! A jovem autora da publicação ressalta a importância da escuta compreensiva aprendida pelos estudantes através do curso, afirmando que é uma ferramenta para melhorar o trabalho médico,  fazendo  com que o paciente se sinta seguro, diminuindo a ansiedade e isso faz uma imensa diferença no tratamento, especialmente para aqueles mais complexos. “Às vezes, o médico poderá identificar certos problemas do paciente apenas pela forma como ele se apresenta emocionalmente, mesmo quando os exames não são suficiente para o diagnóstico”, escreve Júlia

“A fala simples, causa uma sensação de alívio imediato”, diz o texto. É preciso “escutar” aquilo que “ouvimos”, porque para ouvir basta que não sejamos surdos, mas para escutar é preciso abrir o coração quando os ouvidos estão disponíveis. Estar atento aos sentimentos da pessoa que escutamos, é oferecer  a  ela uma oportunidade de olhar para si mesma, com alguém que no momento de dor está  ao seu lado, para não seguir sozinha pelos caminhos que escolheu e agora estão difíceis de trilhar.

Quem escuta o que ouve, oferece naquele momento da escuta, as mãos para que juntos  possam sair do buraco escuro e solitário da dor emocional. O textos original, em inglês, está disponível neste link, valendo a pena ler e se encantar com a arte de saber escutar!


CVV Sorocaba (SP)

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início