Escolhas e resultados

Data05/11/2018 CategoriaComportamento

É pouco provável que planejemos algo para que o resultado saia errado. Mas é perfeitamente possível que tenhamos resultados diferentes do que imaginávamos ou mesmo desejávamos. Nosso instinto de sobrevivência nos leva sempre a procurar o que achamos ser melhor, aquilo que nos fará sentir bem, crescer e melhorar. Mas nem sempre nossos planos e desejos se concretizam, muitas coisas podem influenciar o resultado.

As escolhas que fazemos diariamente, por exemplo, são determinantes para o resultado final do “projeto”. Tomamos como base as opções que conseguimos enxergar no momento da decisão. Como nos sentimos naquele exato momento pode influenciar diretamente na forma como enxergamos as opções e também nas escolhas.

Além disto, o meio em que vivemos, ambiente de trabalho, família e relacionamentos, para citar alguns, podem alterar o que sentimos e como vamos optar por este ou aquele caminho. Não é incomum decidirmos algo no calor da emoção, num momento de explosão e, depois, quando o turbilhão passa, nos arrependermos pela decisão tomada.

São inúmeras as possibilidades de fatores que influenciam nossa vida, nossas escolhas e decisões. Muitas vezes, vemos que o plano inicial não atingiu seu objetivo. Às vezes, o resultado é diferente do que esperávamos,  melhor ou até pior.

Quando tudo passa bem longe do desejado, podemos nos sentir frustrados, desanimados, com a sensação de que fizemos algo errado ou não agimos no processo adequadamente. Podemos entrar num processo de culpabilizar alguém ou a nós mesmos e isto pode ser bastante prejudicial à saúde emocional.

Fato é que não há receitas para agir e vivenciar a experiência. Nossas  habilidades, capacidades e desejos de melhorar é que podem fazer com que aprendamos a lidar com as derrotas e vitórias do dia a dia. Aristóteles nos deixa a reflexão: “É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer”.

Adriana

CVV Araraquara (SP)

 

  • Precisando conversar ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br/23
Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início