Empatia em todas as horas

Data21/03/2021 CategoriaEmpatia

Empatia foi uma das palavras mais citadas em 2020 e 2021, sempre colada à ausência ou presença nas situações que temos vivenciado. Ser empático envolve saber ouvir e compreender situações, problemas e emoções das outras pessoas, ou seja, ir além de nós mesmos. Ter uma atitude empática pode nos permitir entender comportamentos e como nós e os outros tomam decisões.

Tanto a psicologia quanto a neurociência acreditam que a empatia é uma capacidade humana que precisa ser desenvolvida e que pode ser fisiologicamente comprovada, consideram um tipo de inteligência que abrange componentes afetivos, cognitivos e emocionais.

Quanto mais empáticos formos em nossa vida, em todos os aspectos, poderemos ter mais chances de boa comunicação e relacionamentos em diversos campos de atuação.
Em casa, se dispor a ouvir as pessoas da família, pais, irmãos e parentes próximos pode fazer com que eles se sintam compreendidos, respeitados e isto pode trazer proximidade e relacionamentos mais sinceros, com liberdade para maior expressão dos sentimentos e dificuldades.

Nos relacionamentos, ouvir o que nosso amigo, companheiro/parceiro sente e suas necessidades pode fazer toda a diferença. É uma forma de ajudar na capacidade de estar presente nas situações, de dar apoio quando preciso e a ter uma escuta ativa, de qualidade, criar uma conexão genuína com quem está próximo.

No empreendedorismo, a empatia pode ser considerada uma das grandes competências que ajudam a enxergar o cliente e colaboradores como pessoas, e não apenas como fonte de lucro. Ouvir os desejos, dificuldades e dores dos clientes e parceiros permite criar conexão e parcerias de sucesso entre os envolvidos, trazendo melhoria na comunicação e no relacionamento.

Desenvolver uma atitude empática talvez seja o esforço mais significativo que alguém possa fazer para se melhorar como pessoa. Ser empático pode impactar diretamente no aprimoramento de nossas habilidades interpessoais e potencializar os pontos fortes, a reconhecer nossos sentimentos entendendo os sentimentos e desejos dos outros.

Pode parecer estranho, mas enxergar o mundo com os olhos dos outros pode trazer um imenso autoconhecimento pois mostra diferentes perspectivas de uma mesma situação que, se não tivéssemos experimentado visitar, ficaríamos apenas com nossa visão de mundo. Uma ideia próxima a do provérbio chinês que, resumidamente, diz que duas pessoas que se encontram, cada uma com uma ideia, vão embora com pelo menos duas ideias.

Adriana – CVV

Se precisar conversar ligue 188, todos os disa 24 horas ou acesse www.cvv.org.br/23

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início