E o futuro?

Data23/12/2020 CategoriaOutros

A palavra futuro vem do latim futurus e significa um tempo indefinido entre o presente e o fim depois… Ao nos referimos ao futuro também usamos outras formas de expressão como: o que está por vir, o póstero, o destino, o porvir, o que vai acontecer, o que me espera, o que prevejo, etc.

Há várias formas de se pensar sobre o assunto. A pessoa pode imaginar e planejar de olho no lado mais prático e imediato. Questões como: o que vou vestir amanhã, o que vou cozinhar, para quem ligarei, etc, de uma maneira geral são ações mais simples porque aparentemente têm menos fatores externos interferindo, ou seja, a chance de algo não sair como idealizado parece menor.

Por outro lado, a pessoa pode pensar no futuro planejando o seu lado mais distante e frequentemente mais incerto, mais abstrato, por exemplo questões como: o que vou fazer depois que concluir meus estudos, quantos filhos vou ter, quando terei minha própria casa, etc. Algumas situações podem ser mais difíceis de planejar porque não dependem apenas da própria pessoa e todo um contexto pode interferir.

Planejar o futuro é o ato de futurar, conjeturar, uma necessidade básica para as pessoas perfeccionistas, organizadas e controladoras. A ausência de uma definição mínima do que está por vir pode ser muito perturbadora e gerar ansiedade, medo e até síndromes diversas como a de pânico. Além disso, interferências e mudanças repentinas costumam ser difíceis de lidar e podem desestabilizar emocionalmente. Para essas pessoas, o futuro é frequentemente associado à incerteza e ao inesperado!

Por outro lado, há os que não gostam de planejar, detestam rotinas ou metas pré-estabelecidas. Essas pessoas podem se sentir presas e limitadas quando estão numa vida onde os dias ocorrem sempre de forma igual. Sentem-se mais livres e felizes quando podem experimentar coisas novas, quando são surpreendidas, quando não vivem em rotinas ou padrões pré-definidos, especialmente por outras pessoas. Para elas, o futuro é frequentemente associado a um mundo de possibilidades e novidades!

Essas distintas visões de mundo podem levar ao conflito quando em convivência. E o que fazer quando existe dificuldade de planejar qualquer futuro? A pandemia que o mundo está enfrentando em 2020 fez com que todos tivessem suas vidas alteradas, independentemente de terem ou não planos. Essa realidade pode dar a sensação de que estamos todos juntos e de que nos aproximamos, ao menos por estarmos na mesma situação, na mesma incerteza de futuro. Conversar sobre o futuro incerto passou a ser um tema em comum e fez com que as pessoas refletissem sobre ele juntos.

É importante que qualquer assunto que incomoda tenha espaço e possibilidade para ser conversado sem julgamentos e com escuta amorosa. É importante procurar ajuda e sempre conversar sobre nossas angústias. Precisando conversar, ligue para o 188 ou acesse www.cvv.org.br/23

Viviane

Belém/PA

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início