Dia internacional do voluntário

Data04/12/2017 CategoriaCVV

Desde 1985, a ONU declara o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário. Uma pesquisa anual da ONG inglesa Charities Aid Foundation, divulgada no portal Voluntários online e lançada em novembro de 2010, aponta que 582 milhões de pessoas são voluntárias em dez países. O total ultrapassa 1 bilhão de pessoas no mundo. O Brasil está na oitava posição nesse ranking, com cerca de 24 milhões de voluntários. A pesquisa envolveu 130 mil pessoas, em 135 países.

Em 2014, a ONU também criou a campanha “Atuar como voluntário conta – #actioncounts”, que homenageia voluntários que atuam em suas regiões, seus países e no mundo para aumentar a participação social na tomada de decisões, levando a governos mais fortes, à paz e ao desenvolvimento sustentável.

No dicionário Houaiss, “voluntário” vem do latim, voluntarius, e significa aquele que age por vontade própria, uma vez que voluntas, também em latim, quer dizer vontade. As Nações Unidas completaram essa definição ao aplicá-la a seu sentido social contemporâneo.

Segundo a definição da ONU, “o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos…”.

Mas quem é o voluntário, afinal? Quem tiver vontade. Não é somente o especialista em alguma coisa que pode ser voluntário. Qualquer pessoa pode contribuir com suas capacidades, habilidades e dons. O voluntário doa sua energia e criatividade para ajudar os outros.

Ao doar o trabalho, ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas e a satisfação de se sentir útil. Hoje, o CVV, em todos os seus programas, conta com mais de 2 mil voluntários atuantes em diversas frentes.

Cada um com sua capacidade de colaboração para que, por mais de 55 anos, o CVV possa chegar a quem busca o serviço. Fazemos parte desta grande rede que busca fazer um mundo melhor. A todos os que doam diariamente seus minutos de folga, sejam eles de quaisquer entidades, nossa gratidão!

Eixo Comunicação CVV

*Se precisar conversar acesse www.cvv.org.br/23 e veja formas de atendimento

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início