Dia do Voluntariado: a rebeldia de mudar o mundo

Data27/08/2018 CategoriaCVV

Quase todos os seres humanos querem uma sociedade melhor. O conceito de melhor varia de pessoa para pessoa, mas o desejo é o mesmo: que o mundo seja um lugar mais acolhedor, justo, fraterno, seguro e hospitaleiro. Como, porém, transformar essa vontade em realidade?

O líder religioso Osho dá uma pista. Ele diz que temos que nos tornar rebeldes. Esta frase pode causar algum estranhamento, pois costumamos associar rebeldia ao confronto, ao caos, e não à paz. Ele explica: “O rebelde só pode fazer uma coisa: ele pode se transformar no novo homem, se tornar sua própria visão. Essa é a única prova de que sua visão não é um sonho”.

É um convite – ou uma convocação – a ser nós mesmos aquilo que pedimos para o mundo, a criar condições melhores, a trabalhar para a construção do nosso ideal. A única prova de que ele não é uma utopia será a nossa existência.

Em 28 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado, uma data que celebra as ações daqueles que se empenham no que acreditam, em prol de algo que transcende a sua individualidade. A grande rebeldia citada por Osho pode ser não se conformar com as coisas como são, em se esforçar para modificá-las, a começar por nós mesmos.

Se desejar ser um voluntário do CVV, inscreva-se em www.cvv.org.br/s23/voluntario

Luiza (Belém/PA)

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início