Desassossego

Data06/12/2018 CategoriaAutoconhecimento

Inquietação, desconforto, ausência de quietude dentro de si mesmo. Aquele pensamento que não sai da cabeça, aquela confusão, dificuldade de se concentrar, de pensar em uma solução para situações corriqueiras, e muitas vezes medo e estagnação. Isto tudo pode caber na descrição de desassossego.

A ausência pode ser provocada por muitas situações. Mudanças, início de uma nova fase, término de relacionamentos, saída de um emprego, enfim, tudo que pode nos levar a algo que ainda não conhecemos e não dominamos, o inesperado, o novo!

Todos nos preocupamos de vez em quando. O grande problema aparece quando esse desassossego começa a nos afetar constantemente. Preocupação excessiva aliada a vários fatores podem nos levar a ficar depressivos e até a pensar em tirar nossa vida, pois esta agitação pode nos corroer por dentro.

Cada um de nós age de uma maneira. Para alguns, uma situação corriqueira pode ser algo que causa estresse, preocupação e ansiedade. Para outros, não.  Nossa experiência de vida e como conseguimos lidar com o que acontece conosco tem influência fundamental sobre a forma como lidamos com o que a vida nos proporciona.

A ansiedade pode nos conduzir à vivência de medo, do desassossego… questões emocionais que podem se somar a sintomas físicos como taquicardia, tremores, e ao pensamento antecipado de que o pior vai acontecer. Muitas vezes, este turbilhão nos faz viver um presente, um passado e um futuro incerto num mesmo momento.

Apesar da maioria de nós achar que ficar preocupado é algo ruim, desgastante, a preocupação pode ser positiva quando nos permite refletir sobre o que nos atormenta, o que nos aflige, o que nos deixa em estado de desassossego para assim podermos diminuir momentos de estresse. Assim, é possível nos conhecermos mais e, dessa forma, poderemos lidar melhor com as situações que nos incomodam.

Adriana 

CVV Araraquara 

*Precisando conversar ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br/23

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início