Desafios do Mundo do Trabalho

Data16/09/2017 CategoriaAnsiedade

O mundo do trabalho está cada vez mais desafiador, marcado pela exigência do mercado competitivo em busca da produtividade, inovações tecnológicas que alteram significativamente a organização de produção, do processo, requisitando do profissional novas habilidades e que acompanhe as mudanças, se adequando às necessidades organizacionais.

Ao trabalhador é exigido polivalência, desenvolver aptidões, ser um profissional multitarefas, executar várias funções ao mesmo tempo com eficiência, sendo estimulado a descobrir novas demandas para assumir funções e, assim, mostrar seu “potencial”. Ele costuma ser cobrado a administrar o tempo das atividades e suportar a pressão na execução do trabalho, conquistando a confiança do empregador que cada vez mais lhe repassa novas responsabilidades.

Com isso, o ambiente de trabalho se mostra mais dinâmico, competitivo, individualizado e precarizado, atingindo as relações interpessoais, a família e, consequentemente, abalando a saúde daquele que desenvolve a capacidade de dizer não às novas e consecutivas demandas por receio de perder o emprego. Como resultado, a sobrecarga, que pode acarretar problemas com estresse, depressão ou ansiedade, bem como passivo ao esgotamento físico e mental, afetando substancialmente a qualidade de vida dentro ou fora do espaço ocupacional.

Tais situações podem fragilizar o trabalhador, que, muitas vezes, não sabe como lidar com as pressões diárias e não tem com quem dividir as dificuldades enfrentadas no cotidiano profissional, assim como refletir sobre os “sim” dado ao empregador para garantir o vínculo empregatício.

Nestes momentos pode-se contar com a disponibilidades dos voluntários do CVV para conversar de forma acolhedora, respeitosa, sigilosa e sem julgamentos.

Precisando conversar, acesse o site e veja as opções disponíveis: www.cvv.org.br/23

Neylane – CVV Natal

 

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início