CVV, 60 anos de esperança

Data14/03/2022 CategoriaCVV

No dia 1º de março de 2022 comemora-se um importante marco para a saúde emocional e prevenção do suicídio no Brasil: completa-se 60 anos do primeiro plantão realizado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida). De lá pra cá, foram realizados mais de 40 milhões de atendimentos em todo o país.

Para marcar a data, a entidade está programando a retomada dos atendimentos presenciais, após o fechamento das unidades como forma de prevenção ao contágio por Covid-19. “Trata-se de um momento muito especial para todos nós. Estamos tendo todo o cuidado e só iremos retornar quando tivermos 100% de segurança. Mas os preparativos para isso já dão um ar esperançoso em todos os voluntários. Sempre foi isso o que tentamos disseminar para quem nos procura: esperança”, conta Lorival Blanco, presidente da ONG.

Uma das metas do CVV, ao completar 60 anos de prestação de serviços, é continuar sempre à frente, se modernizando, sem abrir mão do atendimento humano, sigiloso e acolhedor. Para isso, estão sendo planejados novos canais de contato. “Há pessoas que preferem a conversa olho no olho, por entender que assim terão mais chance de conversar. Outros se sentem mais à vontade por telefone, que gera, para alguns, mais privacidade e liberdade. É tudo muito relativo. O que não muda é nossa disponibilidade para ajudar a quem precisa. Muito em breve disponibilizaremos novos canais e formas de acesso aos nossos voluntários”, conta o presidente do CVV.

Desde sua fundação, em 1962, o CVV tem como premissa a importância de conversar, entendendo que uma das características que definem e diferenciam o ser humano de outros animais é sua grande capacidade de conversar. E conversar não é só ouvir o outro, é lhe dar atenção, acima de tudo.

O benefício de conversar com outras pessoas não se resume a encontrar soluções para os problemas. Uma pesquisa realizada por universidades norte-americanas constatou que a interação social também afeta o desempenho mental e a memória de forma bastante positiva. O ato de conversar e interagir com outros indivíduos se mostra tão benéfico para a mente quanto fazer exercícios considerados estimulantes, como palavras-cruzadas, por exemplo. O estudo concluiu, também, que o isolamento social pode ter o efeito contrário e causar danos ao funcionamento do cérebro.

Para quem quiser se beneficiar de uma boa conversa, sem críticas ou julgamento, os voluntários do CVV estão disponíveis 24 horas pelo telefone 188. Mas, se você preferir teclar, também é possível conversar por chat e e-mail. Basta acessar o nosso site, cvv.org.br .

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início