Conte Comigo: um movimento para vencer a depressão

Data19/04/2016 CategoriaCVV

A depressão é tão real quanto qualquer outra doença, como câncer ou diabetes. E para ajudar a quebrar tabus e desmistificar o assunto, o CVV lançou o Movimento Conte Comigo, que busca sensibilizar e conscientizar a população sobre a realidade deste mal que já afeta mais de 350 milhões de pessoas nas várias partes do planeta.

O Conte Comigo quer mostrar que a questão é mais comum do que se imagina e qualquer pessoa, em qualquer fase da vida, pode passar por um episódio depressivo e, sim, é possível aprender a conviver com a situação ou sair dela.

A ideia é que as pessoas que têm depressão encontrem no hotsite (contecomigo.org.br) e na Fanpage (/MovimentoConteComigo) do Movimento um espaço seguro para pedir ajuda e falar sobre a doença.

Lá, você fica sabendo, por exemplo, que um dos grandes problemas é que pelo menos metade dos casos das pessoas com depressão é diagnosticada de forma errada. Talvez isso explique o fato de a doença ser apontada como principal causa para afastamentos do trabalho, com 56%.

Mas entre os números que saltam aos olhos estão o de que 76% afirmam ter vergonha de falar sobre o assunto e, em geral, esperam em média 11 meses até procurar um médico para relatar os sintomas e o sofrimento, segundo levantamento da Federação Mundial para Saúde Mental.

Outra informação relevante é que as pessoas com depressão não conseguem melhorar simplesmente pelo próprio esforço: elas precisam, sim, de ajuda. E existem diversos sinais ou sintomas que podem ser notados pela própria pessoa ou pelos que a cercam para ajudá-la a compreender o momento.

Entre os mais comuns estão irritabilidade e maior raiva na parte do dia, tristeza, sentimento de culpa, falta de vontade em realizar atividades que antes ofereciam prazer – tais como praticar esporte, ir ao cinema, fazer sexo – mudança de apetite e de peso e pensamentos sobre morte.

 

O Movimento oferece, ainda, vídeos e ilustrações para você entender tudo de forma bem didática, além de um espaço para depoimentos, para que as pessoas possam se manifestar livremente, sem qualquer julgamento ou crítica.

Também está disponível uma biblioteca, com artigos sobre o tema, para aqueles que querem se aprofundar no assunto de maneira segura e com informação de qualidade.

Entre eles, o material produzido pela Federação Mundial de Saúde Mental que aborda as diferentes vertentes da depressão, além de formas de como se ajudar e também auxiliar a quem precisa.

Quer saber mais e ajudar a divulgar? Acesse a página www.movimentocontecomigo.org.br e a Fanpage e compartilhe com os amigos. Encaminhe o material para pessoas que você acredita que possam se interessar. Leve o assunto para dentro de escolas, empresas, templos religiosos, associações de bairro ou outros grupos aos quais você tem acesso.

Você pode contar com a gente!

Leila
CVV Brasília – DF

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início