Como podemos ser disponíveis?

Data17/10/2017 CategoriaComportamento

Disponibilidade tem várias definições. Normalmente, o conceito é utilizado para indicar a liberdade de tempo que determinada pessoa possui para executar qualquer tipo de tarefa que lhe for solicitada. Existem diversas formas de estarmos disponíveis, e todas passam pelo desejo de fazer algo, nos mover a estarmos livres para escolher realizar alguma coisa, uma situação profissional, pessoal ou voluntária.

Pensando no aspecto das relações interpessoais, podemos estar disponíveis para nos relacionarmos com alguém, seja no trabalho, amorosamente ou com familiares, grupos, colegas e amigos. Ou seja, podemos estar disponíveis para aquele que está ao nosso lado. Esta atitude de perceber que existem outros a nossa volta que estão necessitados, muitas vezes apenas de atenção, exige consciência de que não somos seres isolados, independentes e autossuficientes, mas, sim, que vivemos em uma sociedade de relacionamentos, de convivências, de trocas.

Precisamos desta convivência como seres sociais que somos, e é necessário muitas vezes desprendermos de nós mesmos em direção ao outro para que se estabeleça um relacionamento de qualquer magnitude. Estar disponível para alguém e ter alguém disponível quando precisamos é algo que pode fazer toda a diferença em nossas vidas e na vida de alguém.

A possibilidade de troca, de partilha, é algo que faz, muitas vezes, com que nos sintamos melhor, mais próximos, mais humanos e participativos. Podemos também exercitar nossa disponibilidade conosco, percebendo necessidades, desejos e buscando estar bem. Em uma outra ponta, buscamos, também, estar disponíveis para a sociedade, despertar este sentimento que toma conta de muitos e nos leva a trabalhar voluntariamente, destinando parte do tempo em prol dos outros.

Seja como for, a disponibilidade, por si só, é um grande exercício, pois treinamos sair da zona de conforto. Aventurar-se a fazer algo porque desejamos e, assim, aprender a sair de nós mesmos através de um cuidado ou de um interesse genuíno pelos outros, o que pode aproximar, resgatar a confiança em nós e naqueles que nos cercam. É a tal disponibilidade para si e para o outro. Diferentes razões e ações podem caracterizar esta ação. Escolher uma entre tantas pode ser o caminho!

Adriana – CVV Araraquara

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início