As armadilhas do Perfeccionismo

Data11/02/2020 CategoriaAutoestima

O perfeccionismo é o comportamento humano de insatisfação permanente com o que fazemos e que afeta todas as áreas da vida, desde o trabalho diário até os relacionamentos pessoais. Uma pessoa dita perfeccionista é detalhista, faz tudo com muita atenção e comprometimento, tem dificuldade de confiar nas outras pessoas (sempre acha que os outros vão errar ou fazer pior do que ela) e por mais que para os outros ela tenha feito um trabalho primoroso, para ela sempre tem o que melhorar. Não adiantam elogios! Eles servem apenas para impulsionar a buscar resultados mais satisfatórios ainda!

Num primeiro momento, o perfeccionismo pode nos impulsionar a fazer algo bem feito, nos levando a ampliar nossos esforços além do que fazíamos antes, ou seja, ampliando nossa capacidade de movimentação e criatividade. Entretanto, num segundo momento o perfeccionismo pode nos levar a uma série de comportamentos de esforço excessivo em busca de uma meta pré-estabelecida por nós mesmos, envolvendo processos viciosos de repetição e que ao não nos levarem ao que estabelecemos nos deixam frustrados e inseguros. Aos olhos dos outros, frequentemente já chegamos à perfeição, mas, para nós mesmos, os erros recebem peso demasiadamente maiores que os acertos. Esses últimos são praticamente invisíveis.

O comportamento perfeccionista muitas vezes vem acompanhado de outras características como ansiedade, insegurança, baixa autoestima e o constante medo de decepcionar as pessoas ao redor. Devido a isso, pessoas perfeccionistas frequentemente se isolam de um convívio social mais intenso, afinal, aos olhos delas, elas precisam esconder suas fraquezas de todos. As fragilidades e os erros, para essas pessoas, precisam ser guardados cuidadosamente e só o perfeito deve ser mostrado.

A sociedade parece cada vez mais valorizar a imagem do “perfeito”. Por onde olhamos, por exemplo, nas redes sociais, vemos pessoas que parecem ser muito felizes e realizadas, ou seja, levam uma vida aparentemente perfeita. A pessoa perfeccionista, ao se deparar com isso, pode se sentir mais isolada ainda e redobra os esforços para conseguir atingir a perfeição. A longo prazo, os esforços de ser perfeita podem levar a um esgotamento mental por não demonstrar para os outros os verdadeiros sentimentos e fragilidades e por acumular várias frustrações por não ter atingido a tão sonhada perfeição.

É importante que qualquer assunto que incomoda e que possa levar ao isolamento tenha espaço e possibilidade para ser conversado sem julgamentos e com escuta amorosa. É importante procurar ajuda e sempre conversar sobre nossas angústias. Precisando conversar, ligue para o 188 ou acesse www.cvv.org.br/23

Viviane

Belém/PA

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início