A importância de estar presente na conversa

Data26/01/2018 CategoriaCVV

Uma regrinha de ouro quando falamos da escuta como forma de ajuda é escutar mais  do que falar, a fim de que nossa voz não ocupe o espaço daquele que desabafa (sobre esse assunto leia mais aqui ). Mas isto não significa ficar em silêncio completo. E aí entra o segundo passo: acompanhe aquele que fala. Tão importante quanto escutar o desabafo de alguém é mostrar-se presente na conversa. Durante a conversa, deixar claro que estamos preocupados com o que ouvimos e seguimos acompanhando, lado a lado, a pessoa.

Seguir a velocidade dela é o importante. Estamos atentos para não ficar atrás, pensando no que a pessoa pode ter feito ou deveria fazer em determinada situação, nem seguir na frente da pessoa, conduzindo o que ela dela fazer ou quais perguntas deve responder (a partir do que nós achamos como relevante ou não). Estar ao lado é compreender – e principalmente esclarecer se compreendeu ou não.

Indagar se a pessoa quis dizer aquilo que entendi, se o que entendi realmente foi o que ela quis dizer, de maneira autêntica e transparente, é uma forma de estarmos presentes neste momento tão fraterno de desabafo. Assim podemos ouvir os amigos, namorados, colegas, parentes e até desconhecidos. Se talvez perdi o fio da meada… tudo bem. O problema não é se perder, pois isso pode acontecer as vezes. O desafio é manter-se atento e retomar o ponto de encontro. Caso contrário, corremos o risco de nos distanciar da pessoa.

Então, nossa fala – lembre-se que escutar um desabafo não é igual a ficar quieto! – está sempre centrada no outro, e não nos nossos julgamentos, ideias e suposições. Não no que achamos que ele deve ou não fazer, mas, sim, a partir do que ele nos diz que sente.

E aí está outra grande dificuldade quando o assunto é ouvir alguém: como não ficar preso aos problemas dos quais a pessoa desabafa? Como não apresentar alternativas ou propor soluções para as suas dificuldades? Este será o tema do próximo texto do nosso blog!

E vale lembrar: os voluntários do CVV estão disponíveis 24 horas para conversar de maneira sigilosa e acolhedora. Acesse www.cvv.org.br/23 e veja a melhor forma de contato na sua localidade.

Rael

CVV Curitiba

 

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início