A força do elogio

Data31/01/2017 CategoriaAutoconhecimento

É muito comum e natural criticarmos quando algo sai diferente do que esperávamos. Criticamos às vezes com tanta força um deslize e, na maioria das vezes, não damos atenção e nem gastamos um pequeno elogio para as várias coisas boas e sucessos que conseguimos.

A falta de elogio e ou o excesso de críticas pode causar uma catástrofe emocional na vida das pessoas. Esta ausência pode provocar, dentre outras coisas, desestímulo, baixa autoestima e dificuldade de tomar decisões por conta própria, afinal, os erros são tão mais valorizados que os acertos que as pessoas tendem a se sentir enfraquecidas.

E por que temos tanta facilidade em criticar e dificuldade em elogiar?

Vários autores dizem que é preciso ter coragem para elogiar. O elogio é um ato de desprendimento e de confiança em si mesmo e no outro que o recebe. Elogiar implica em lançar uma pessoa para cima e ela pode ficar acima de você, mais notada e importante.Por isto é difícil elogiar, pois precisamos abrir mão de nosso orgulho e reconhecer que, muitas vezes, outros fazem coisas de forma melhor que nós.

Oferecer um elogio talvez seja um ato de maior força que alguém pode ter com o próximo, pois exige que estejamos bem com a gente mesmo para poder elogiar de forma sincera alguma atitude, trabalho e outras situações que são merecedoras de destaque.

É recomendável o exercício constante de elogiar para fortalecer relações e para nos fortalecermos.

Muitos chegam ao CVV relatando se sentirem desvalorizados, julgados e diminuídos. Talvez tenham ouvido poucos elogios em sua vida. Talvez não tenham contado com este pequeno gesto que faz enorme benefícios na vida de todos.

Todos merecem elogios em algum momento da vida. Elogiar verdadeiramente alguém desperta nesta pessoa a sensação de pertencimento, de reconhecimento por ser quem ela é, e esta sensação proporciona bem estar.

Que tal fazer um elogio hoje?

Adriana
CVV Araraquara

* Precisando conversar? Ligue 141 ou acesse www.cvv.org.br/23 e veja as formas de atendimento disponíveis.

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início