Aos 60 anos e 40 milhões de atendimentos, CVV segue na prevenção do suicídio

Data02/09/2022 CategoriaCVV

Falar abertamente sobre suicídio continua essencial à prevenção e reforça a importância do Setembro Amarelo e do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Há 60 anos, falar sobre o assunto era algo muito mais complexo do que atualmente, pois os tabus e preconceitos existentes eram maiores e mais difíceis de serem rompidos. Foi nesse ambiente que nasceu o CVV, serviço gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional.

Daquela época até hoje, muita coisa mudou facilitando a conversa aberta sobre o assunto, com destaque à criação do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e do Setembro Amarelo. São momentos especiais para lembrar à sociedade a relevância do tema e a importância de tratá-lo com transparência e seriedade e, com isso, trabalhar para se reduzir a triste estatística que aponta que a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida.

Neste ano, o CVV vai concentrar seus esforços junto à comunidade com palestras, rodas de conversa e informações sobre os cuidados com a saúde emocional e a importância de se falar sobre sentimentos, conversar com pessoas próximas e, se necessário, procurar ajuda profissional.

Na sua trajetória de 60 anos, mais de 40 milhões de atendimentos sigilosos foram realizados pelo CVV, sempre de maneira acolhedora e sem julgamentos. Quando foi fundado, a forma de comunicação mais eficiente era o telefone e hoje temos mídias sociais. Passamos por diferentes momentos políticos, econômicos e sociais; vivemos uma pandemia; vivemos desastres naturais ou provocados pelo ser humano e, em todas as situações, a essência do CVV continua a mesma e as pessoas continuam precisando de apoio emocional e de um ambiente seguro para desabafarem.

Reforçamos nosso propósito de seguir oferecendo apoio a quem quer conversar sobre seus sentimentos. Conte com os nossos voluntários pelo telefone 188 ou veja as demais formas de contato pelo nosso site, cvv.org.br.

Compartilhar é cuidar

Relacionadas

Início