Culpa e depressão

Seção: Painel Livre
Artigo: Culpa e depressão
Autor: Joilson
Posto: Centro - Rio de Janeiro (RJ)
660/02/08/2007

Analisando a depressão, dentro de uma abordagem holística e transpessoal, vemos que uma das suas maiores causas é o sentimento de culpa. A pessoa deprimida quase sempre é atormentada por um complexo de culpa muito grande.

Essa culpa pode ser por um fato bastante objetivo do qual ela se lembra perfeitamente como, por exemplo, um aborto cometido, uma traição, um assassinato etc. Ou algo que ela não se dá conta conscientemente. Há uma culpa intrínseca, sem um fato real ao qual ela possa referir-se objetivamente. A pessoa sente-se culpada sem saber por quê. Normalmente, tudo que acontece negativamente em sua vida e na das pessoas com as quais convive, ela atribui a si a responsabilidade por aquele acontecimento.

O resultado deste processo é um verdadeiro tormento culminando com um sentimento de profunda inadequação diante da vida.

O grande problema em relação à culpa é que ela nunca vem sozinha, está sempre acompanhada pela autopunição e autopiedade. A pessoa sente-se culpada e, consciente ou inconscientemente, se pune pelo ato cometido. A autopunição leva-a a achar que não merece ser feliz, que tem que sofrer para pagar o delito cometido. Esse pensamento acarreta a depressão, que funciona como uma sentença, na qual a pessoa se impõe a pena.

Essa constante autopunição, uma vez que a pessoa sente-se muito infeliz pela situação, gera o dó, a piedade de si mesma, por estar nessa condição. Com essa atitude, ela se acha vítima das circunstâncias como se o mundo conspirasse contra si e se sente mais infeliz, caindo num círculo vicioso de culpa, autopunição e autopiedade.

Para se conseguir a saúde emocional é necessária a liberação da culpa. Geralmente, quem se culpa não assume a responsabilidade pela condução de sua vida. Cabe ao voluntário do CVV, através da sua atitude compreensiva, facilitar, criar as condições para que o outro compreenda e aceite a si mesmo.

Fonte: Plenitude News

Joilson / Centro - Rio de Janeiro (RJ)

 

 

Qual a sua situação?